13º Dia – Yvonne Lara da Costa, 90 Anos de Glórias



13 de abril de 2011.

Hoje é aniversário de Dona Ivone Lara.

90 anos.

Desde que ensaiei os primeiros mergulhos na vida de Dona Ivone que eu tento entender que “texto” é esse, que história é essa, que símbolo é esse.

Muitas vezes, quando discursava para mim mesma ou para alguém sobre o valor artístico de Dona Ivone, lembrava-me de Caetano Veloso falando, em música, sobre a Baia da Guanabara:

Cegos de tanto tê-la / De tanto vê-la

E assim acontece com tudo de maravilhoso com que convivemos: nunca temos a real dimensão de tamanha grandeza, até que não tenhamos mais essa mesma maravilha.

Com Dona Ivone não é assim. Não precisa ser assim, pois ela está aqui ainda, entre nós.

Que o dia de hoje para Dona Yvonne Lara da Costa seja um dia de rememorações boas, saudosas, revigorantes, e que validem sua estrada e feitos até aqui. Por pensar neste passado de muita luta e muita sede de vida e de arte é que gosto muito da foto desse post, onde aparece, no topo do cartaz pregado na parede atrás da sambista, a imagem de Cartola feliz e meio galhofeiro, e ela no mesmo estado de espírito dando autógrafos depois de um show num projeto que levava o nome de seu amigo e parceiro de estradas de sambas, o Mestre Cartola.



E por pensar nas estradas percorridas por ela, gosto muito também da foto de sua mão autografando suas próprias fotos. Muito forte e emblemática.

Quantas de nós terá o prazer e privilégio de confirmar tão lindamente o legado construído apesar de todos os pesares que a vida nos oferece?

Não é fala-fácil, é verdade: Dona Ivone para mim é mesmo um exemplo de vida. E sendo eu uma pessoa tão perturbada pelo ato de escrever, ou de não escrever, principalmente para os excluídos de nossa sociedade, a foto que mais gosto de Dona Ivone é essa, de Dona Ivone segurando uma caneta com firmeza e assinando seu nome em sua foto majestosa.



As 3 fotos desse décimo terceiro post são muito simbólicas, para mim, do que eu imagino que tenha sido a vida de Dona Ivone: vê-se as marcas do tempo, do sofrimento, do avançar da idade, mas vê-se também a alegria e felicidade com que cumpre sua função, seu ofício. E uma pessoa que começa uma nova vida aos 56 anos, depois de ter vivido 56 anos de conquistas, e segue adiante com o vigor e seriedade de um iniciante, merece mesmo o melhor da vida. Viver, como verbo exercitado com alegria, é privilégio de muitos poucos espíritos nesse nosso universo.

Por isso, Dona Ivone, desejo a senhora muita Saúde & Paz no dia de hoje, em especial, e em todos os dias da sua vida, também.

Feliz Aniversário, Vona!

Comentários

Postagens mais visitadas